terça-feira, 9 de agosto de 2011

O uso de Afirmações

As afirmações constituem um dos elementos mais importantes da visualização criativa. Afirmar significa "tornar firme". Uma afirmação é uma declaração enfática e categórica de que alguma coisa já está acontecendo. É uma maneira de "tornar firme" aquilo que você está imaginando.
A maioria de nós está a par do fato de que há um "diálogo" interno quase contínuo fluindo em nossas mentes. Ela mantém-se ocupada "conversando" consigo mesma e tecendo intermináveis comentários da vida, do mundo, dos nossos sentimentos, dos nossos problemas, das outras pessoas, etc.
As palavras e idéias que passam por nossa mente são muito importantes. Na maior parte do tempo nós não estamos atentos a esse fluxo de pensamentos, embora o que "dizemos a nós mesmos" mentalmente sirva de base para o modo como percebemos a realidade. Os comentáios mentais influenciam e falseiam os nossos sentimentos e a nossa percepção a respeito do que está se passando em nossas vidas, sendo que são esses os pensamentos que em última análise atraem e criam o que nos acontece.
Os exercícios de elaboração de frases afirmativas permitem que comecemos a substituir parte de nossa velha, desgastada e negativa tagarelice mental por idéias e conceitos mais positivos. Trata-se de uma técnica poderosa que, em curto espaço de tempo, é capaz de transformar completamente as nossas atitudes e expectativas em relação à vida e, por conseguinte, alterar totalmente o que criamos para nós mesmos.
As frases afirmativas podem ser elaboradas silenciosamente, em voz alta ou por escrito, cantadas ou até entoadas na forma de cânticos. Mesmo dez minutos diários de exercícios efetivos com frases afirmativas podem contrabalançar anos de velhos hábitos mentais. Evidentemente, quanto maior a frequência com que você se lembrar de prestar atenção ao que "diz a si mesmo" e procurar selecionar palavras e conceitos positivos, melhor a realidade que você irá criar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário